
Estações para Tratamento de Esgotos Sanitários (sistema anaeróbio)
O que é uma E.T.E. ?
Uma Estação para Tratamento de Esgotos (E.T.E.), é um equipamento específico para o tratamento dos esgotos sanitários, este sistema utiliza as bactérias anaeróbias como principais agentes de purificação. Os microrganismos mais importantes para o tratamento de esgotos sanitários são as bactérias anaeróbias (que não necessitam de oxigênio para sobreviver), seres microscópicos que se reproduzem em grandes velocidades. O ponto fundamental do tratamento biológico é fornecer as condições hidráulicas necessárias para que as bactérias sobrevivam e se multipliquem utilizando a matéria orgânica do esgoto de maneira eficiente. Este sistema de tratamento de esgoto é destinado a receber a contribuição de um ou mais unidade geradora e com capacidade de dar um grau de tratamento compatível com os níveis exigidos pela legislação em vigor, ou seja, acima de 80% na capacidade de redução da carga orgânica (DBO5) e para garantir que os níveis exigidos sejam atingidos, as ETE’s prouzidas pela ECOCAIXA RESERVATÓRIOS são dimensionadas e fabricadas rigorosamente dentro das normas ABNT - NBR 7229/93 para os tanques sépticos e NBR 13696/97 para o filtro anaeróbio. A ECOCAIXA RESERVATÓRIOS disponibiliza ao mercado duas configurações para sistemas anaeróbios, são elas:
E.T.E. - Sistema Convencional


Consiste na configuração tradicional do sistema, onde temos um tanque séptico e outro tanque para o filtro anaeróbio, este por sua vez vem vazio e fica por conta do comprador completa-lo com o meio filtrante (brita n° 04 ou 05). Este sistema ocupa um espaço relativamente grande, pois é necessário a abertura de três buracos, um para o tanque séptico, outro para o filtro anaeróbio e o último para o sumidouro ou vala de infiltração
E.T.E. - Sistema Integrado

Sistema de tratamento de esgoto exclusivo da ECOCAIXA RESERVATÓRIOS, este equipamento foi projetado para facilitar a instalação de uma E.T.E., ela já vem completa, inclusive com meio filtrante, onde é utilizado anel pall. Nesta configuração a fossa séptica e o filtro anaeróbio estão dentro do mesmo tanque, esta E.T.E. é dimensionada e montada obedecendo rigorosamente as normas ABNT, no que tange à tamanhos e volumes, máximos e mínimos. Este sistema ocupa um espaço relativo à 1/3 do espaço utilizado no sistema convencional, pois é necessário a abertura apenas de dois buracos, um para o tanque (fossa séptico e filtro anaeróbio) e segundo para o sumidouro ou vala de infiltração.